COMO FAZER UM DESENVOLVIMENTO DE UMA REDAÇÃO

Por Robsom Junior - Publicado em 14/05/2019, às 07h55
ícone
Foto: Reprodução/ internet

O desenvolvimento é precisamente o “corpo” de uma redação. E é no desenvolvimento que deve-se organizar as ideias ou seja seus argumentos, é importante que tome um posicionamento e defenda os questionamentos da sua introdução. É importante ressaltar que é de grande importância que a sua redação seja objetiva e traga uma visão bem clara ao leitor, fazendo com que o mesmo saiba o contexto do que vem no desenvolvimento sua redação.

COMO FAZER UM BOM DESENVOLVIMENTO NA SUA REDAÇÃO

Para fazer um bom desenvolvimento, é necessário estar informado daquilo que vamos abordar. Para quem tem grande dificuldades para elaborar e organizar os argumentos dentro das regras estabelecidas pela banca, fique tranquilo vou te dar uma dica para você se dar bem nas suas futuras redações, uma boa dica é escrever, suas ideias no papel do jeito que vir em sua mente não precisa se preocupar com a organização nesse momento.

Depois que tiver acabado com essa etapa, enumere cada frase e depois passe organizar as frases dentro da proposta estabelecida pelo tema, nesse momento conseguirá aumentar ou tirar algumas palavras para que suas ideias fiquem interligadas uma a outra de forma que cada parágrafo do desenvolvimento fiquem curtos porem objetivos, lembrando sempre para não perder o foco deixando as frases desconexas.

CAUSA - HIPÓTESE - CONSEQUÊNCIA

O bom é começar o texto expondo as causas e consequências de determinada ação dita no tema. É aqui que você elabora suas hipóteses sobre o assunto, e começa seu processo de argumentação. Geralmente, as causas ficam em um parágrafo e as consequências em outro, mas isso não é regra.

DOMÍNIO DO ASSUNTO

É importante, principalmente em redações de vestibular, deixar claro que você tem conhecimento acerca daquilo que se fala. Exclua achismos, até porque o texto deve ser escrito em terceira pessoa. Nesse momento, você também pode citar falas ou o nome de alguma autoridade que tem posição semelhante a sua. Dados e estatísticas são bem-vindos e enriquecem o texto. Por exemplo, preste atenção em textos jornalísticos, geralmente eles trazem dados reais para aumentar a credibilidade, sempre utilizam as partículas “Segundo...”, “De acordo com…“.

USE SITUAÇÕES COMO EXEMPLO

Exemplificar é fortalecer argumentos. Traga situações reais para o seu texto, que comprovam sua tese. Se o tema falar da falta de saneamento, por exemplo, escreva sobre casos em que essa falta de direitos básicos acabou causando doenças e constrangimentos para pessoas que vivem em lugares assim. Quando for de conhecimento geral, não precisa ser exato.

TRAJETÓRIA HISTÓRICA

Alguns temas permitem que você se utilize de conhecimentos históricos para fazer um paralelo com os do presente. Pode começar um parágrafo citando o passado.

O desenvolvimento na redação, por sua vez, é a etapa crucial para expor ao leitor suas ideias, conceitos e argumentação. De modo geral, o desenvolvimento tem direta ligação com a introdução, pois dará continuidade às promessas, dúvidas e problemas dispostos na introdução.

Se você possui dificuldades na elaboração de um desenvolvimento na redação, saiba que com algumas dicas e técnicas, você poderá construir uma redação completa, que contenha todas as exigências. Separamos aqui todas as informações que você precisa saber, confira!

COMO ELABORAR O DESENVOLVIMENTO NA REDAÇÃO?

É no desenvolvimento que todo seu conhecimento será realmente testado. Essa etapa de construção de uma redação requer informações precisas e objetivas, que irão defender seu ponto de vista.

Independente se sua redação é de estilo dissertativo argumentativo (prova do ENEM) ou não, o conceito de desenvolvimento sempre será o mesmo. O desenvolvimento na redação tem um único propósito, mostrar ao leitor as causas e consequências um determinado problema.

Compreendendo o conceito de desenvolvimento, que nada mais é do que a evolução de uma ideia, ou seja, precisa existir no desenvolvimento uma direção estratégica para levar o leitor até a conclusão da redação.

Antes de iniciar sua redação, é recomendado que você faça uma longa pesquisa sobre o tema e reúna o máximo de informações importantes que você poderá utilizar na sua redação. Essa etapa de planejamento é fundamental, principalmente para quem tem dificuldade em organizar as ideias. Seu texto será conciso e apresentará uma estrutura simples, porém objetiva. Dessa maneira, ficará mais fácil identificar o que abordar na introdução da redação, no desenvolvimento e como construir uma conclusão para o tema proposto. Faça uma relação de ideias em um mapa mental e monte o “esqueleto” da redação para que sua argumentação flua com maior precisão.

Esse Post te ajudou, então compartilhe com seus amigos!

ícone ícone ícone ícone

Aprenda a fazer uma boa redação

Se você já é um usuário, mas deseja adquirir um curso para acompanhar aprender mais , aproveite o desconto de 50% e aproveite!

O Enem 2019 está chegando, e você vai mandar muito bem! Assine agora.