COMO FAZER UMA INTRODUÇÃO DE FORMA SIMPLES SEGUINDO O PASSO A PASSO

Por Robsom Junior - Publicado em 06/05/2019, às 13h39
ícone
Foto: Reprodução/ internet
Para entendermos melhor como funciona a estrutura de uma introdução vamos começar pelo tópico frasal.

Talvez você não saiba do que se trata esse termo, mas fique tranquilo vou te explicar:

Tópico frasal é um elemento de suma importância para que sua introdução ajude tornar o parágrafo de argumentação muito mais organizado, simples e abrangente.

O mesmo possibilita que você desenvolva os seus argumentos descomplicadamente e garantindo o seu objetivo na redação.

Eu não sei em qual patamar do conhecimento você esta nesse exato momento, mas quero que tenha o maior cuidado na hora de começar sua redação, porque assim como tópico frasal bem feito pode te ajudar muito você conquistar aquela vaga dos sonhos, ao contrario disso um tópico frasal mal organizado pode te prejudicar muito os seus objetivos.

Então vamos começar?
ícone

O QUE É TÓPICO FRASAL?

Tópico frasal é a ideia principal ou frase central que o autor irá abordar nos proximos parágrafos de desenvolvido, eu vou te dar um exemplo bem fácil e divertido para você comprender melhor e dominar de uma vez por todas quando o assunto for como começar uma redação é como fosse um resumo de novela, quando você ouve no rádio ou assiste na TV você sabe o que vai acontecer no proximo capítulo, isso que deve acontecer na introdução de uma redação, ou deveria ser o alvo de quem esta elaborando uma redação argumentativa, deixar bem claro sua visão de forma que seja simples, curta e objetiva, sem blá, blá, blá.

Desta forma quando o leitor ler apenas a introdução terá a plena consciência do ponto de vista que será apresentado no período a seguir.

Lembrando que cada parágrafo terá a sua frase principal.

MODELOS DE INTRODUÇÃO PARA UTILIZAR EM SUA REDAÇÃO

Como dito antes, cada parágrafo vai ter a sua ideia principal, estabelecendo uma junção com as informações secundárias do texto. Existem diferentes tipos de desenvolver um tópico frasal.

Vamos conhecer cada um deles agora!

1- COMEÇANDO A INTRODUÇÃO COM MODELO DE CONTRASTE

Aqui, o autor apresenta ideias opostas. Observe a construção de um tópico frasal utilizando o contraste sobre o tema

“Desigualdade no Brasil”: “De um lado estão os trabalhadores comuns: mal remunerados, sem motivação e desamparados pelo governo. Do outro, gastos com salários exagerados e benefícios surreais a classe política. Essa é uma problemática sem solução no cenário brasileiro“.

O contraste fica claro no primeiro período quando temos a expressão “de um lado”, enquanto o segundo período inicia com “de outro”

2- COMEÇANDO A INTRODUÇÃO COM MODELO DE COMPARAÇÃO

É muito legal começarmos o nosso texto fazendo uma comparação entre a vida real e a fantasia, como por exemplo uma história que gosta muito sobre um filme, sobre um livro, até aquela música que gosta de curtir no volume máximo pode ser sua aliada na hora de desenvolver suas ideias e também dá pra fazer uma comparação entre o seu país e outro.

Veja nesse exemplo: Nos estados unidos os eletrônicos são baratos, já no brasil os preços são um absurdo.

3- COMEÇANDO A INTRODUÇÃO COM MODELO DE DIVISÃO

A divisão em um tópico frasal acontece quando existe o objetivo de separar as ideias e elementos em um parágrafo. É um jeito fácil e didático para elencar as ideias usadas para a discussão de um tema.

Observe a construção de um tópico frasal utilizando a divisão sobre o tema “Saúde”:

“A Saúde é um desafio, complexo e demorado.

Apenas as qualidades constantes nessas diferentes fases constroem um ser humano maduro, capaz de tomar decisões equilibradas e definir com sabedoria seu destino”.

Viu que o autor do texto optou por dividir o processo daeducação em três etapas? Esse é um tópico frasal de divisão.

4- COMEÇANDO A INTRODUÇÃO COM MODELO DE ALUSÃO HISTÓRICA

Quando realiza uma alusão histórica, o autor procura relacionar o tema de que vai falar com os fatos históricos, lendas, tradições, crendices ou experiências do passado. É uma forma bem eficaz para atrair o leitor e deixá-lo entretido com o texto.

Os problemas econômicos não é um problema do século 21, na Bulgária ele já existia!

“Aqui fica bem claro que o autor traz no seu tópico frasal um fato histórico sobre a economia da Bulgária.

5- COMEÇANDO A INTRODUÇÃO COM MODELO DE INTERROGAÇÃO

Preste muita atenção, até hoje muitos candidatos ainda possuem muita duvida a respeito de começar a introdução com uma pergunta, eu digo sim claro que pode, mas tem um detalhe muito importante essa pergunta precisa ser respondida durante o texto, por favor não esqueça de maneira alguma de respondê-la.

Vamos ao exemplo simples e pratico utilizando a interrogação!

Exemplo:

Como seria o Brasil se classe política não tivessem salários tão altos?

COMO ELABORAR UM TÓPICO FRASAL?

Verificando as frase central ou melhor os tópicos frasais nota-se que, eles são um roteiro que o desenvolvimento vai seguir ao decorrer do seu desenvolvimento.

É importante que para elaborar uma ideia central é fundamental que você tenha pelo menos um pequeno conhecimento sobre o assunto, ou seja não precisa ser um NERD para se dar bem nas redações.

Mas sim dedicação e comprometimento com você mesmo!

Esse Post te ajudou, então compartilhe com seus amigos!

ícone ícone ícone ícone

Aprenda a fazer uma boa redação

Se você já é um usuário, mas deseja adquirir um curso para acompanhar aprender mais , aproveite o desconto de 50% e aproveite!

O Enem 2019 está chegando, e você vai mandar muito bem! Assine agora.