COMO ESTRUTURA UMA REDAÇÃO ARGUMENTATIVA DISSERTATIVA SEM ERRO

Por Robsom Junior - Publicado em 06/05/2019, às 13h39
ícone
Foto: Reprodução/ internet

Como fazer uma boa redação?

Se você fazer está pergunta a 10 pessoas possivelmente terá dez respostas diferentes. Eu vou te contar como fazer uma boa redação no enem sem complicação na prática, lembrando que só vai funcionar para quem praticar essas técnicas alguns meses antes da prova, vamos aprender agora como fazer uma boa redação no enem, o que você precisa fazer é saber estruturar a sua redação no dia que for prestar vestibular, processo seletivo ou o enem, de forma correta algo que não vejo com muita frequencia, antes de ficar como um louco atrás de supostos temas que possivelmente poderam cair, ressaltando que eu não sou contra totalmente a esse método mas ele aliado ao conhecimento e a prática será muito melhor, ao meu ponto de vista só ficar fazendo redações sem entender como estrutura-la é uma perca de tempo, para ficar infomado sobre o que está acontecendo no mundo eu recomendo ler jornais, revistas e também assista telejornais, mais prefira a leitura porque ela vai fazer com que você ganhe novas palavras no vocabulário, é disso que você tanto precisa, estude como estrurar uma redação conforme a banca exige de você, isso que acabei de dizer a você eu poderia ter cobrado, sabe porque a gente naturalmente da mais valor ao que teve algo custo a nós, mas não fique mal por isso, esta tudo bem... enfim, você precisa começar o quanto antes a praticar essa técnica maravilhosa para se destacar entre a multidão, melhor agora do que depois, nunca deixe acumular tarefas faça tudo em seu tempo que você será compensado por essa organização.

1 - Como fazer uma introdução boa para minha redação

O que é Introdução:

Introdução quer dizer abertura ou iniciação. É formada na maioria das vezes por duas ou três linhas, são usadas com o objetivo de apresentar ao leitor o que vem adiante ou seja nos próximos parágrafos que no caso são chamados de parágrafos de desenvolvimentos. É importante ressaltar que os textos que tenham a apresentação de ideias do autor como redação, artigos, monografias ou teses. É obrigatório que haja uma sequencia aceitavel como por exemplo a que estamos acostumados a ver: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Aqui você vai tirar todas suas dúvidas sobre como fazer uma boa redação começando pela introdução, aplicando as tecnicas para quando os avaliadores forem corrigir sua redação no (enem, processo seletivo, vestibular) ficarem espantados com tanta criatividade, armonia e organização entre partes da sua redação, talvez você ainda não saiba mas uma grande porcentagem dos (avaliadores) lendo apenas a introdução de sua redação consegue saber se sua redação merece atenção ou não, agora você para e pensa mais como assim, calma eu te respondo, o papel da introdução em uma redação é ser "um resumo do todo" ou seja a introdução diz tudo, por isso ela merece sua atenção especial...

Para não passar por esses maus bocados toda vez que for necessário elaborar sua redação, aprenda que a introdução é muito importante e pode fazer toda a diferença.

Na introdução é a onde você deve demonstrar a sua visão sobre determinado tema. Nesse momento você vai destacar a problemática do mesmo, aqui entre nós não existe uma redação se não tiver um problema a ser resolvido por alguem, guardem isso com você... É primordial que seja objetivo em suas palavras, sem ficar enrolar ou seja preenchendo linhas sem propósito algum, apresente a sua tese e revele ao leitor a sua linha de discernimento. Na redação, as suas ideias devem ser utilizadas para persuadir o alvo. Eu sei que ficou um pouco estranho esta minha declaração mas é isso mesmo!

2 – O Desenvolvimento

Como fazer uma boa redação dando toda atenção ao desenvolvimento da minha redação, agora, temos já temos introdução realizada, vamos para o proximo passo que é desenvolver nossas ideias nos parágrafos de desenvolvimento, vamos fazer na sequencia seguindo as chamadas que fizemos na introdução ou seja cada frase um parágrafo, desta forma ficará bem organizado nossos argumentos.

3 – A Conclusão

Muito bem chegamos a hora da verdade, ahahaha Desculpem só que eu não iria perder a piada! enfim

Como fazer uma boa redação concluindo bem minha redação

Muitos candidatos no enem quebram a cabeça para conseguir finalizar a redação, estavam indo bem na introdução e nos parágrafos de desenvolvimento, mas no momento especial, no clima do climax, da decisão tão esperada ficam perdidos sem saber o que fazer na conclusão, mas você esta no lugar certo e na hora certa meu amigo e minha amiga!

Vou te contar um secredo somente pra você, eu amo fazer mapas de tudo, colocar coisas no papel sabe eu tenho disso, eu me sinto melhor fazendo isso. aahahahha.

Eu também aplico essa estratégia quando vou começar minha redação, leia com muita atenção essa parte porque você vai precisar muito desse método eu sua vida, talvez você esta afirmando eu não vou precisar disso, tá tudo bem porque eu tambem dizia a mesma coisa alguns anos atrás, por isso te intendo perfeitamente.

Logo te digo não adianta saber como fazer, é preciso fazer o que tem que fazer, isso que vai fazer toda a diferença em sua vida e também nos seus resultados e objetivos...

Retornando ao meu raciocínio sobre "mapas" antes mesmo de começar sua redação faça um esqueleto da sua redação, começando simplesmente pela introdução, desenvolvimento e logo depois pela conclusão. Assim terá um linha para seguir e dificilmente vai se perder, é claro que você deve dominar o assunto do tema.

Na conclusão você deve mostrar e destar soluções para o problema em questão, mas não é somente isso de responsabilidade sua dizer quem vai resolver e de que maneira deve ser resolvido o mesmo, lembrando que você deve respeitador os direitos humanos em sua intervenção.

Esse Post te ajudou, então compartilhe com seus amigos!

ícone ícone

Ainda tem dúvidas

Clique no botão abaixo e aproveite
ícone